terça-feira, 1 de maio de 2012

Enfim, acampando de novo!!


Finalmente, depois de tanto tempo sem acampar, no fim de semana do dia 21 de abril consegui emendar o sábado e domingo e lá fomos nós, eu minha esposa e meu filhote, meus dois irmãos e minhas cunhadas. Verificando a meteorologia já uns 7 dias antes, era desanimador, pois até sexta-feira era sol e justamente no sábado a previsão era de trovoada e no domingo encoberto com períodos de chuvas. Bem, eu não tinha escolha... era neste fim de semana ou sei lá quando. Ultimamente tem sido quando a gente pode, não quando a gente quer ou quando a meteorologia permite. Então, pensei: chovendo ou não, aí vamos nós... pelo menos é uma boa oportunidade de testar minha Ozark Trail na chuva.

Mas que testar na chuva o que... acho que pegamos um chuvisco de 5 minutos que nem molhou direito!! O sábado seguiu nublado mas sem chuva e o domingo estava com o tempo espetacular, com um sol delicioso e um céu com poucas nuvens.

A ideia original era de acampar num lugar inédito, o qual seria a Fazenda Pico Paraná (www.fazendapicoparana.altamontanha.com) , que fica numa lateral da BR-116 sentido Curitiba – São Paulo, mas como a previsão era de chuva e não conhecia o lugar, e também sei que o carro não fica junto da barraca, e não sabia se tinha ou não algum local coberto para ficarmos, acabamos optando de última hora alternar para o Recanto do Saltinho em Tijucas do Sul (www.recantosaltinho.com.br) .

Desta vez não houve baderneiros após as 22h ou madrugada a dentro no camping, e notamos uma grande melhora na infraestrutura do local. Foram feitas reformas de maneira que cada churrasqueirinha da área de camping agora tem seu quiosque com mesa, bancos, luz e um ponto de energia elétrica. Antes eram mesas e bancos com churrasqueira sem cobertas, expostas ao tempo, com apenas um grande quiosque central com mesas e bancos, que estavam bem velhos, tanto o quiosque quanto os bancos e mesas. Os banheiros ainda não possuem assentos nos sanitários nem luzes, aliás, luzes somente onde tem os chuveiros. Mas tudo foi reformado, inclusive agora tem uma boa pia para lava-pratos e enquanto estivemos lá, a limpeza dos banheiros era constante.

Em resumo, melhorou muito, ficou bem melhor, e isso é bom, pois o lugar é lindo!!! Eu adoro ir lá. O preço na ocasião foi de R$10,00 por pessoa de um dia para o outro.

Fizemos um churrasquinho básico no almoço, e à noite, além de pinhão cozido e sapecado fizemos um cachorro quente. No almoço de domingo, preparei um “arroz carreteiro” . Inclusive aproveitei para estrear um corta-vento portátil que fiz para meu fogareiro (vide fotos abaixo) e foi bem útil, pois tínhamos vento na ocasião. É interessante ter um, pois evita demora para cozinhar e diminui o gasto de gás, que além de ser caro, às vezes tá racionado.

À noite estava um friozinho bom e a temperatura mínima que registrei na madrugada foi de 13°C no interior da barraca e 9°C no exterior. Não estava tão frio, apesar de que do meio de abril pra cá as temperaturas começaram a cair aqui no sul.



Aí está um belo exemplar (com outras ao fundo), da árvore típica de nossa vegetação aqui no Paraná,  a Araucária (a ávore do pinhão).




O café da manhã da saída foi um sanduíche de presunto e queijo sentado no estacionamento do mercado... aí já começa o acampamento, hehehe.




Ao chegarmos ao camping e definirmos a área, só nos restava armar acampamento. Eu tinha um pouco de pressa, pois estava temendo chuva, e queria estar pelo menos com tudo armado se começasse a chover.






Mãos à obra!





Então, acampamento armado: tudo pronto!





Importante: lixo no lugar certo! Coleta seletiva. O meio-ambiente agradece!



Bem, como já era horário de almoço, comecei afazer um arroz para acompanhamento do nosso churrasco.

Nesta foto está bem claro o corta-vento que fiz. Algo simples e útil, além de fácil de fazer. Três placas tipo eucatex nas medidas, 2 dobradiças pequenas e rebites.




Outra dica legal para camping, é acondicionar líquidos como óleo de cozinha em garrafas tipo "squeeze", pois são seguras ao fechar, evitando derramamentos e são práticas para colocar o óleo ou o vinagre ou o molho, ou seja lá o que for utilizar de líquidos.




E a atração principal do almoço...





Este aí foi nosso companheiro de acampada... claro, sempre visando filar um ranguinho.




Paisagens... lugar lindo!






À noite, muito papo e contemplação do céu maravilhoso, repleto de estrelas, constelações e  estrelas cadentes. Há tempo não via um céu tão belo. Acho que não paramos para reparar estas coisas no dia a dia (ou nas noites).








E dá-lhe pinhão.....






Manhã do dia seguinte... um lindo e ensolarado dia com aquele friozinho gostoso...











Mais paisagens do local. Destaque para os saltos d'água, que em função da estiagem estavam fracos e expondo as pedras, mas ainda assim, ostentando muita beleza.






Pausa para diversão e descanso...





E aquele carreteiro citado antes sendo preparado...





E foi assim! Finalmente acampei novamente, depois de tempo. Quase 2 anos....
Ótima acampada, com tempo ótimo e oportunidade de recarregar as nossas baterias, junto da família e desta natureza esplêndida e cheia de energia.


Até a próxima!
Saudações campistas.

12 comentários:

  1. Parabéns pela maravilhosa acampada, estamos mofando em casa, a espera de uma folga.
    Abraços
    Kelly/Takita
    http://livrecomoaborboleta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Kelly e Takita.

      Pois é... o problema tá em arranjarmos tempo! Quando pinta uma oportunidade tem que aproveitar. Eu já estou reservando o feriado de 7 de setembro... mas torcendo para haver uma folga até lá, pois setembro ainda tá looonge. Vamos ver no que dá.

      Abraços e muito obrigado pela visita.

      Excluir
  2. Grande Paulo,

    Muito legal o lugar é bem minha cara, um belo gramado, um riacho noites frias e dias de sol. Pra mim essa é a melhor época para acampar.

    E a barraca, como foi o desempenho?

    Parabéns pelo post.

    Abraços.

    Ricardo & Família

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Ricardo!

      Obrigado!
      O lugar é lindo mesmo, cara e adoro o contato com a natureza que ele nos proporciona. E concordo com você... é bem isso, essa combinação do gramado, riacho, dias de sol e noites com aquele friozinho... é tudo de bom mesmo.
      A barraca foi ótima, é a segunda vez que acampo e até agora nada de reclamação.

      Abraços e obrigado pela visita.

      Excluir
  3. Estou com saudades de acampar...Acho que estou sofrendo de abstinencia campista....Bons registros, o local é ótimo....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maicon. Hehehehe, bem isso mesmo... abstinência.
      Obrigado pela visita.
      Abraços.

      Excluir
  4. Gostei da proteção para o fogão!
    Vou fazer uma também ;)

    ResponderExcluir
  5. Fala Luís!
    Legal que gostou. Manda brasa... é bem útil mesmo.
    Valeu pela visita.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Adorei o lugar, mais um adicionado na minha lista de roteiros.
    Um Abraço.
    Eduardo.
    http://oscostas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eduardo! Realmente um belo lugar. Não vai se arrepender.
      Obrigado pela visita!
      Abraço.

      Excluir
  7. Olá Paulo, tudo bem?
    Achei mega interessante essa proteção para o fogareiro. Onde eu compro essa placa de madeira? É em madeireira?

    Abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leandro. Obrigado pela visita! Olha, pode ser encontrada em material de construção, lojas de madeira, lojas de bricolagem, ou como eu arranjei, fundo de guarda roupa ou armário ou gavetas velhas. Conheço por chapa de aglomerado ou pelo nome comercial de Eucatex. E essa proteção quebra um galhão mesmo.

      Abraços.

      Excluir