quinta-feira, 12 de maio de 2011

Primeira acampada!

Minha primeira acampada de fato, aconteceu no meio do ano passado. Fomos eu, minha esposa e meu filhote com 2 anos na ocasião. Fomos ao Recanto do Saltinho, em Tijucas do Sul-PR (entre Curitiba e Joinville-SC). Um lugar muito bonito, muito gostoso, com quedas d'água, muita água, muita energia e natureza. Lá há muito espaço para passear, tem um restaurante que parece ser muito bom e aconchegante, além de churrasqueiras simples com mesas e bancos de madeira, igualmente simples e corroídos pelo tempo, espalhados por todo o parque. Paga-se um ingresso para passar o dia, e para acampar´foi na época R$10,00 por pessoa (meu filho não pagou). Trata-se de um lugar muito bonito, com misticismo e ótima energia vinda da bela natureza.
Aí vão algumas fotos, depois continuamos:









Pois bem, chegamos num sábado pela manhã, perto do meio-dia e fomos para a área de camping. Não havia ninguém, era um belo dia, limpo (tinha pesquisado a meteorologia para evitar chuva no primeiro acampamento), com um solzinho bom, mas friozinho. Analisamos a área de camping, que possuía algumas churrasqueiras tipo coxo, e dois  ou três ranchos com churrasqueiras, bancos e mesas de madeira, alguns sanitários e um tanque lava-prato. Estava limpo e organizado, mas velho e sem manutenção. Lâmpada só tinha uma. Os banheiros com chuveiros também estavam em péssima condição de manutenção e ficavam um pouquinho distante dos ranchos. Tudo às margens do rio com cachoeiras. Após definido o local de acampamento... foi só montar a barraca (na ocasião a minha Falcon 3 da Nautika).





Depois, passeamos um pouco pelo parque e pudemos ver na TV da sede do restaurante a eliminação da Argentina da copa...(hehehehe... desculpem o riso, mas não deu pra evitar... falaram tanto da gente e saíram em seguida...hehehe). Logo retornamos ao acampamento para providenciarmos o nosso almoço. Preparei um risoto prático e funcional.






À tarde conhecemos e passeamos mais pelo parque.
Depois, a noite caiu, o frio veio junto e após improvisarmos um banho no único e péssimo chuveiro que funcionava, nos recolhemos na barraca para enfrentarmos o frio. Pena que quando acabávamos de nos recolher, já passava do horário de entrada de outras pessoas ao parque, fomos perturbados e assustados por um caminhão, um carro, várias pessoas e muita algazarra. O barulho se estendeu até após a meia-noite...




No domingo pela manhã, não conseguimos fazer nosso café, pois o gás do fogareiro congelou com o forte frio da madrugada. Improvisamos o que deu e fomos curtir um pouco mais passeando pelo parque.

No horário do almoço, acabamos indo embora, já que não tínhamos mais gás.

Mas foi ótimo e apesar dos contratempos (o que faz parte também, menos a algazarra em altas horas, penso eu)... e já no retorno para casa planejava o próximo acampamento.

Até o próximo post.
Abraços.



7 comentários:

  1. Parabens pelo Blog. Irei inserir seu link no meu blog.


    www.barracatecnologica.com


    Abçs

    ResponderExcluir
  2. Olá! Já visitei seu blog algumas vezes... agora vou adicioná-lo à minha lista.
    Obrigado! Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Que belo início heim Paulo, não só pelo lugar realmente muito bonito! Que bom que não te desanimaste com a ocorrido com o gás, pois as vezes as pessoas passam por "dificuldades" e acabam desistindo de novos acampamentos. Além daquela velha frase:"acampar é passar trabalho".
    Espero que teu filhote também tenha aproveitado e curtido esta bela experiência.
    Grade abraço.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Gustavo! Desanimar jamais! Depois de tanto planejar e ensaiar não dá pra desistir tão fácil. E o guri (piá, como se diz no Paraná) adorou! Brincou um monte, só quase desmontou a barraca, hehhehe. Mas ele curtiu e espero que aproveite melhor ainda a próxima.
    OBS: reparou no fogareiro? É aquele que falei.
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  5. Olá Paulo.
    Acampar realmente é cheio de contratempos e surpresas, mas é maravilhoso. Com o tempo vamos ficando experientes e esses problemas diminuem, ai passamos à ajudar os novos campistas nos problemas deles.
    Eu já dividi barraca com desconhecidos, segurei barracas de baixo de tempestades para não voarem, tirei água de barracas com caneca como se fosse um barquinho afundando. Mas é disso que eu gosto. Quando estamos acampando, todos somos uma única família.
    Bola pra frente.
    Abração.

    ResponderExcluir
  6. Adoramos as fotos!!!
    Realmente o lugar é muito lindo...

    Quanto às dificuldades, fazem parte...
    Esperamos que não desanimes com estas situações
    Que nos aparecem
    Afinal e no final viram uma ótima recordação
    Motivos de boas gargalhadas!!!!

    Voadores

    ResponderExcluir
  7. Lugar muito bonito mesmo !!! Ponto negativo é a estrutura.

    Já planejei algumas acampadas no Recanto Saltinho, mas nunca saiu o papel, choveu todas as vezes e tive que cancelar a ida.

    abs.

    ResponderExcluir