quarta-feira, 4 de maio de 2011

O começo de tudo

Desde novo que a aventura de dormir em barracas rondava minha cabeça, adorava fazer cabanas, barracas de lona e brincar de explorador. A primeira vez que pernoitei em uma barraca, foi no início da adolescência, e aconteceu há uns metros de casa, num terreno próximo a uma mata. Fomos eu e meus irmãos, além de uns amigos. Não considero uma acampada, pois na verdade foi apenas sair de casa e dormir numa velha barraca daquelas tipo bangalô, que por sinal estava com muitos furos e com um cheiro de mofo em tanto. Tirei dali já uma conclusão: é quente dormir em barraca.
Anos depois veio mais empolgação e motivação com as histórias das acampadas de um grande amigo meu, que acampava mais no estilo montanhista aventureiro, subindo trilhas no morro Monte Cristo na região de Garuva-SC. Daí em diante decidi que deveria então ir adquirindo aos poucos os equipamentos para acampar.
Depois de anos e anos, em 2006, já casado, iniciei definitivamente a aquisição dos equipamentos para acampar, e os planos para tal. Comecei, é claro, pela barraca  - acho que a maioria começa por aí - , uma Nautika Falcon 3, depois um colchão de ar (Ozark Trail), depois um fogareiro, um colchonete e assim foi, adquirindo, planejando, imaginando, programando até que em 2010 eu finalmente acampei pra valer. Sim... demorou mesmo, acho que não precisa de tantos preparativos assim, mas também não foi só isso... às vezes faltava tempo, oportunidade e às vezes faltava coragem pra "se jogar". E também, em 2008, com a chegada de meu pimpolho, tive de adiar um pouquinho, até ele pegar uma idade que permitisse tal experiência.
Mas depois que você começa, aí se empolga mais. Basta gostar e começar com o pé direito também. Depois que você estreia, desmistifica muita coisa e já vai adquirindo jeito e prática, então tudo fica mais fácil e prático. Depois acampei com meus irmãos e estou programando a minha próxima acampada para logo, assim que arranjar um tempo, o que anda difícil.
Vale lembrar também da incrível motivação e esclarecimentos que obtive ao ler blogs/sites de campistas, como por exemplo: http://www.ocampista.com.br/ , http://barracaechimarrao.blogspot.com/ e também ótimos sites como: http://www.macamp.com.br/index.htm , http://www.webcamping.com.br/index.html .

2 comentários:

  1. Paulo, você está de parabéns por não ter desistido durante este tempo de espera. E é bem como tu disseste mesmo, após a estreia percebemos que as coisas não são ruins como o pessoal diz, muito pelo contrário, acampar é maravilhoso!
    Já estou curioso para saber como foi este teu primeiro acampamento...
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá Paulo
    o grande segredo se é que existe, é começar com o pé direito...
    para isto é necessario reunir muita informação e é claro se preparar...
    o mais importante não desistir...
    parabéns

    Voadores

    ResponderExcluir