quinta-feira, 26 de maio de 2011

Fogareiro

Para acampar, acho imprescindível um fogareiro, seja para fazer um rango ou ainda, apenas para esquentar uma água para um chá ou cafezinho. Não aconselho contar com fogueiras, pois nem sempre são prática e muitas vezes inviáveis.  Caso sua pretensão seja apenas ferver água, pode ainda fazê-lo apenas com aqueles ebulidores elétricos (chamados também de "rabo quente"), mas necessitará ainda de energia elétrica disponível, o que o bom e velho fogareiro a gás dispensa.
O meu primeiro fogareiro foi a álcool (chamados também de "espiriteiras"), da Coleman, embora não o tenha utilizado em acampadas, acho interessante levá-lo, pois nos casos em que o cartucho de gás acaba inesperadamente ou há algum problema, ele pode ser um bom quebra galho. A desvantagem é que é lento.


fogareiro a álcool
Em seguida, adquiri o meu fogareiro, propriamente dito, da Guepardo. Escolhi o fogareiro abastecido com cartucho 190g pois era o que mais conhecia, e optei por este modelo por ter acendimento automático e ter um invólucro protetor que contém o cartucho.






O acendimento automático é algo que torna mais prático, mas um campista dificilmente estará desprovido de um isqueiro ou fósforo. Outra coisa, que muitas vezes (talvez na maioria das vezes) constatei, é que ele só acende com algo em cima (a panela, no caso) de maneira que faça uma saturação do gás próximo ao dispositivo de centelha para o acendimento. 
Depois passei para um modelo que considero excelente para o campista como eu (que não seja mochileiro, montanhista, etc...) pois é plano, muito estável, possui boa potência, facílimo de trocar o gás, e ainda é de fácil transporte para quem está de carro, pois tem uma maleta plástica para guardar e transportar. Trata-se do Nautika Frontier abastecido com campgás de 227g. Possui acendimento automático também.





Hoje, meu mais novo fogareiro é uma evolução do Frontier. É o Nautika Cemaik Duo. Muito bom... acho ele excelente, pois o queimador é de cerâmica, do tipo "infravermelho". Sabe aqueles queimadores de assadores que ficam rubros com o fogo? Então, é desse tipo. É muito bom pois concentra mais o calor e é mais difícil de ser apagado pelo vento. No mais é como o frontier. Ah, gostaria de ressaltar que não ganho nada da Nautika..hehehe... é que por coincidência ou conveniência adquiri dois produtos desta empresa, dos quais gostei e têm sido bons até o momento. Fica a minha dica e impressão sobre eles.

Outra opção interessante e ter o "fogareiro" elétrico, mas é claro, caso você tenha certeza de que o camping tenha ponto de energia próximo da barraca, de preferência individual, e na tensão do seu aparelho. É bom pois não se gasta gás, que na forma de cartuchos são caros, e não apagam com o vento.









Mas o importante é ter sua fonte de fogo e mandar ver na deliciosa gastronomia campista, assunto do qual um dia tratarei aqui no blog, pois gosto de cozinhar também.

 Abraços. Até mais.

Dica: cartuchos de gás podem congelar no inverno, em locais de baixa temperatura. O seu conteúdo passa do estado gasoso para o líquido, em função da baixa temperatura e da pressão no cartucho. Dessa forma, o fogo não sai mesmo.

14 comentários:

  1. Putz!!!

    Acabei de chegar em casa, liguei o computador entrei no blog e vejo essa postagem que foi feita a 1 hora. A coincidência é que acabei de chegar da Decathlon e comprar um fogareiro Apolo da Nautika, pois sinto falta de algo compacto para as acampadas de um dia para o outro. Eu ainda tenho um fogareiro de duas bocas que funciona com os bujões de gás pequenos, e não tenho nada a reclamar, só da portabilidade, que nos acampamento rápidos não ajuda muito.

    Adorei o post.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Ricardo! Legal que gostou! Obrigado.
    Puxa... agora que me dei conta que esqueci de citar os fogareiros de 2 bocas, como o que você tem...acho eles ótimos. Eu também já tive um, mas não acampava na época. Para acampadas médias a longas e quando não se vai só de mochila são os mais viáveis e econômicos, uma vez que utilizam butijões pequenos e agilizam o preparo das refeições. Era muito comum os da marca "Yanes", já extinta hoje.
    Parabéns pela sua nova aquisição!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Acho que uma dica importante e utilizar equipamentos que utilizem o mesmo tipo de abastecimento. Por exemplo, se você levar um fogareiro de cartucho, procure um lampião de cartucho, isso irá lhe garantir que caso necessário o combustível de um possa ser utilizado no outro.
    Essa é uma dica que procuramos dar a nossos clientes, quando procuram este tipo de equipamento em nossa loja.

    ResponderExcluir
  4. Olá Paulo, tudo bem?
    Qual é a autonomia média desses cartuchos no fogareiro? Tô pensando em comprar um, mas a minha dúvida é em relação a utilização do cartucho ou de um liquinho a gás.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Leandro. Obrigado pela visita! Olha, estes campgas tem uma autonomia em torno de 1 hora e meia, quando usados no Duo-Ceramik, entretanto isso varia um pouco de acordo com o modelo do fogareiro, mas nao foge muito disso, cerca de 1 hora a 1 hora e 40min eu diria. Num acampamento com 4 pessoas isso corresponde a mais ou menos 2 dias utilizando no almoço e jantar.
      Abraços.

      Excluir
  5. gostaria de saber se existe alguma proibição no carregamento destes cartuchos no carro por ser gás

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sérgio. Até onde sei não há nenhuma proibição, nunca ouvi dizer nada quanto a isso, até porque vão ser levados uns 2 ou 4 cartuchos normalmente. Talvez num transporte de muitos cartuchos possa haver alguma implicância ou proibição.
      Obrigado pela presença.
      Abraço.

      Excluir
  6. queria saber quanto tempo em horas dura esse refil butano, e se ele aquece rapido..... valeu caso posso me ajudar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigado pela visita. Estes cartuchos campgás, de 227g, possuem uma autonomia de aproximadamente 1h e meia, mas depende muito de como se utiliza, se muito aberto o registro do gás ou em fogo brando. Têm um ótimo poder de aquecimento, tanto ele como o de 190g, com autonomia semelhante ao de 227g.
      Abraço.

      Excluir
  7. Olá, gostaria de saber se quando você compra o fogareiro frontier da nautika já vem incluso um cartucho campgás? Ou logo de cara Você tem que comprar à parte?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Daniel. Primeiramente peço-lhe desculpas pela demora na resposta, provavelmente nem lhe é mais útil, mas vou deixar registrado aqui, pois pode ser dúvida de outros leitores também. Os cartuchos Campgás são comprados à parte. A menos que exista alguma promoção de venda nas lojas.
      Abraços.

      Excluir
  8. Ola. Tenho aqui um fogareiro e lampiao YANES, ha muito nao utilizados. Ate pq estou sem os cartuchos, e aqui reside a minha pergunta. Sera que os cartuchos utilizados hoje sao compativeis com os antigos YANES? Obrigado!

    ResponderExcluir
  9. Se os tamanhos forem iguais...Sem problemas

    ResponderExcluir
  10. Bom dia! Então, eu tenho a bastante tempo o Apolo, inclusive uso em meu trabalho, Estou com uma dúvida, depois do uso eu desenrosco o gas, Ou deixo ele preso a parte de cima??

    ResponderExcluir