sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Tralhas de acampamento: alguns utensílios de cozinha.

Ao ir acampar, cada um tem seus métodos e particularidades, principalmente no que diz respeito às tralhas, ou melhor dizendo, acessórios, apetrechos e equipamentos.
Citando alguns dos apetrechos utilizados, vou mostrar alguns que utilizo em minhas acampadas, e assim posso estar passando dicas para alguns, ou posso receber outras dicas e novidades nos comentários de quem ler aqui.

Vamos citar os utensílios de cozinha...


Os pratos que utilizo são ou de plástico, pois assim são leves e inquebráveis, ou os de metal, que são mais higiênicos, igualmente leves e inquebráveis, porém isolam menos a perda de calor dos alimentos. Os pratos descartáveis, são mais práticos, porém geram volume de lixo e em acampadas mais longas saem caros. Os de papelão até podem servir de combustível numa fogueira após utilizados, mas os de plástico, vão gerar um volume de lixo reciclável.

Os copos, assim como os pratos, devem ser leves e inquebráveis. Os de metal são os preferidos, pois os de plástico são piores de lavar e higienizar, principalmente no caso de gordura (como os pratos) e guardam gosto e odor. O problema mais uma vez está no isolamento, pois se vc colocar um café quente no metal, logo esfria, além de pelar os dedos... e o contrário também ocorre, se colocar um refrigerante geladinho num copo de metal e demorar a tomar num dia quente, logo esquenta.



 

Os talheres que sempre levo são aqueles surradinhos e velhinhos que não usamos mais em casa, assim, não tem problema estragar, queimar ou  perder. Coloco-os num estojo plástico onde ficam acondicionados sem perfurar nada na bagagem e se mantêm limpos. No caso de mochileiros ou praticantes de bushcraft, a segunda foto mostra uma opção mais versátil, que são os talheres portáteis dobráveis (um dos modelos existentes).





Os talheres de cozinhar podem se resumir a uma colher e uma concha, ou somente a concha. No caso de querer reduzir e simplificar as tralhas, leve somente a concha tipo aquela, num ângulo mais aberto, pois servirá tanto para alimentos sólidos quanto para alimentos líquidos como caldos e sopas. A colher de madeira é boa por ser leve e boa para mexer nas panelas. Não se esqueça de levar uma tábua, pode ser pequena e leve como esta de plástico. Na minha opinião faz uma bruta falta. Leve uns panos de prato também. A faca para cozinha é aquela de sua preferência ou até mesmo aquela de acampamento que você leva na cintura. Eu sempre tô com a minha na cintura. Um dia mostro elas num post.


Procuro sempre levar uma panela grande, onde se pode preparar um prato único para 3 a 5 pessoas, como o essencial e pratico risoto ou carreteiro. E ainda  uma frigideira para carnes, ovos e outras coisas. Alí na foto aparecem duas "baciazinhas". São as duas metades da embalagem de lata de queijo do reino que improvisei, são excelentes como bacias, pratos, panelas e inclusive usei para cozinhar direto no braseiro (fiz pinhão no ocasião). As panelinhas são surradinhas tbm... pois é acampamento né... situações mais rústicas às vezes exigem utensílios mais rústicos.



Interessante tbm levar um fervedor para água, para aquele cafezinho, chazinho ou o que seja. A térmica é opcional, mas interessante no frio, para manter o líquido quentinho nos dias frios, isso inclusive economiza gás, quando se está usando os cartuchos caros.
DICA: utilize chaleiras, bules e fervedores de material fino e tampe, pois assim ferve mais rápido, gastando menos gás.


E aí está ele, meu xodozinho, meu fogareiro duo ceramik, da Nautika.


Uma dica minha é utilizar estes squeezes descartáveis para levar ingredientes líquidos como óleo, vinagre entre outros que possa utilizar, pois são práticos e vedam bem para transporte em extravasamentos.

Frasquinhos como o de Kinder ovo ou medicamentos, são bem uteis para levar temperos em pó ou sal, principalmente para mochileiros, pois não ocupam espaço, são leves e vedam bem. Imagine sal, pimenta, cominho, salsinha desidratada... cabe uma boa quantidade nestes frascos.


Aproveito este post para mostrar um item muito bom, que é essa cadeira de armar. É pratica e bastante resistente.



E... não faz parte do tema, mas acho bem interessante para elencar as tralhas de acampamento, então deixo a dica também dos travesseiros infláveis. São práticos, não ocupam grande volume vazios como os travesseiros tradicionais e custam em torno de R$6,00 , bem baratos. Existem mais caros e maiores também.



Por este post é isso.

Abraços e saudações campistas.

9 comentários:

  1. Gostei muito das suas tralhas de camping procuro também levar as coisas "velhinhas" para não correr muitos riscos de perder.
    Abraços
    Kelly
    Ps:Olhe no meu blog uma opção para fechar as embalagens.
    http://livrecomoaborboleta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá. Obrigado pela visita, Kelly!! Vou ver já no seu blog.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Bacana os equipamentos de cozinha, há puco tempo também comprei este fogareiro duo da náutika, e aos poucos estou montando meus acessórios...Abração a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita!! Apareça sempre! Este fogareiro é muito bom. Fez uma bela aquisição na minha opinião.
      Estou seguindo seu blog também.
      Abraços.
      Sds campistas!

      Excluir
  4. Olá, Paulo! Muito bacana seu blog. Os lugares que vc acampa são incríveis. Parabéns! Mas por favor, me responda uma questão: este fogareiro duo ceramik esquenta o mesmo daqueles que possuem as chamas diretas nas panelas? È possível ligar um botijão de 2kg convencional de gás (por meio de mangueira) nele? Ele é melhor do que o fogareiro com chama direta? Obrigado e, novamente, parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fábio! Muito obrigado e seja sempre bem vindo para visitar e comentar. Olha, quanto ao fogareiro, acho ele excelente! Quanto a esquentar, na verdade ele esquenta muito mais... é bem melhor. Aquela placa de cerâmica possui vários furinhos por onde saem o gás e ao inflamar aquilo fica rubro, incandescente e por cima fica uma chama direta também, muito boa e forte, meio invisível. Outra vantagem é que neste sistema a chama não se apaga facilmente como a outra convencional diante de um vento, tornando-a mais eficiente e econômica. Resumindo, a chama é show. Quanto ao botijão externo, sim, pode ser usado. Ele possui um bico em latão daqueles para enfiar a mangueira, que vem junto e deve ser rosqueado no bocal na lateral para entrada de gás. Na minha opinião ele é melhor que o convencional, mais eficiente. Espero ter sanado sus dúvidas.
      Obrigado pela sua visita e apareça sempre.
      Abraços.

      Excluir
  5. Adorei,tbm tenho esse xodozinho aí, vou passar o Réveillon em Aventureiro e ele será usado pela primeira vez!Minha dúvida é, quais comidas levar e como manter refrigerada por 5 dias?obrigada!!bjss

    ResponderExcluir
  6. Lembra muito meu tempo de escoteiro. Hoje, passados mais de 30 anos, vislumbro um motorhome para quando me aposentar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luciano! Nossa... um motorhome ou um trailer sempre foi um sonho... Um dia conquistaremos nossos anseios! Enquanto isso, me divirto quando posso, acampando de barraca. Forte abraço! Sucesso e saudações campistas.

      Excluir