quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Figueira-de-Jardim

  Estas são fotos tiradas por mim mesmo em maio de 2013, no litoral Catarinese.  Achei bem curiosa a planta... parece fazer parte de uma floresta "élfica"  fantasiosa. Guardei as fotos e só agora pesquisei a respeito. Sabia se tratar de um figueira,  mas não sabia nada mais. Aqui aproveito pra compartilhar o conhecimento.  Saudações!

Descrição

Na figueira-de-jardim os frutos são semelhantes aos figos comuns, mas são mais duros e achatados. Eles despontam o ano todo nos principais ramos e também direto do tronco, desde a base da árvore até os galhos mais altos. Possuem polpa interna gelatinosa e comestível, muito apreciada pelos povos asiáticos – podem ser consumidos tanto crus quanto secos ou cozidos.

Rústica, a figueira-de-jardim se adapta com facilidade ao clima brasileiro e não exige muita manutenção. Prefere solos profundos e enriquecidos com matéria orgânica, com boa drenagem para que não acumulem água nas raízes. Seus frutos são muito procurados por pássaros e morcegos, que ajudam a dispersar suas sementes.

FICHA TÉCNICA

Nome popular: figueira-de-jardim
Outros nomes figo-ornamental, figueira-vermelha
Categoria: frutíferas
Família: Moraceae
Gênero: Ficus
Espécie: Ficus auriculata
Origem: Índia, Vietnã e Tailândia
Tamanho: de 6 a 9 m

Fonte: http://www.minhasplantas.com.br/plantas/figueira-de-jardim